BLOG EMBAIXADOR FRANKLIN TOSCANO

quinta-feira, julho 16, 2009

ASSOCIAÇÃO COMEMORA O BICENTENÁRIO DA EDIÇÃO ALVARÁ RÉGIO ASSINADO PELO PRÍNCIPE DOM JOÃO AUTORIZANDO A CONSTITUIÇÃO DA PRAÇA DO COMMERCIO DO R.J. !!!




COLUNA SOCIAL E POLITICA

Nesta quarta-feira, 15 de julho, a Associação Comercial do Rio de Janeiro comemorou uma data muito especial: os 200 anos de edição do Alvará Real, concedido pelo Príncipe Regente Dom João em 15 de julho de 1809 que, reconhecendo a existência e a força do chamado Corpo de Comércio, autorizou a construção da Praça do Commercio.
No início da manhã, o arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, celebrou uma missa de Ação de Graças na Igreja Nossa Senhora do Carmo (Antiga Sé).
Em seguida, já na sede da ACRJ, o presidente da entidade, José Luiz Alquéres, o presidente do Conselho Superior, Humberto Mota, e o presidente de honra da Comissão dos 200 anos do Alvará Real, Lázaro Brandão, descerraram a placa comemorativa, alusiva à data, instalada na entrada do edifício da ACRJ.
O ponto alto da cerimônia foi o lançamento oficial do selo postal e da medalha comemorativos, com a chancela dos Correios e da Casa da Moeda do Brasil, respectivamente, alusivos à concessão do Alvará de 1809.
O selo e o carimbo de primeiro dia de circulação, emitidos nesse ato, passarão a compor o acervo iconográfico e bibliográfico do Museu Nacional dos Correios, em Brasília, devido à importância dessas emissões postais no contexto histórico nacional.


FOTO: PRESIDENTE HONRA DA COMISSÃO DOS 200 ANOS LÁZARO BRANDÃO, PRESIDENTE DA ACRJ JOSE LUIS ALQUÉRES, PRESIDENTE DO CONSELHO SUPERIOR HUMBERTO MOTA E O PRESIDENTE DA CASA DA MOEDA LUIZ FELIPE DENUCCI.

FOTO: DESEMBARGADOR MURTA RIBEIRO E SONIA MOTTA.



FOTOS: ARMANDO ARAUJO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário